segunda-feira, 11 de junho de 2007

The Strokes - Is This It


Se você habita o planeta Terra e, mesmo que esporadicamente, liga o rádio para curtir uma música, já deve ter ouvido falar nos Strokes - banda nova iorquina, considerada pelos mais afoitos como a maior revelação do rock desde Kurt Cobain e cia.
O quinteto formado por Albert Hammond Jr. (guitarra), Fabrizio Moretti, (bateria) - que é brasileiro, por sinal; Julian Casablancas (vocal), Nick Valensi (guitarra) e Nikolai Fraiture (baixo), faz uma miscelânea de Stooges, Ramones, Joy Division, Buzzcocks e Velvet Underground, com músicas curtas e divertidas, puro rock de pegada punk.
O álbum de estréia chama-se "Is this it?" e tem 11 faixas. Já na primeira audição, destacam-se pelo menos quatro delas como candidatas a sucessos imediatos: "The modern age", "Last nite", "Hard to explain" e "Take it or leave it". Aliás, "Last nite" toca insistentemente em terras tupiniquins, não só em rádios especializadas no gênero, mas também naquelas que antes povoavam os "pop-axé-funk-forró"...
Algumas músicas como "New York City Cops" (retirada da versão norte-americana após os atentados ao World Trade Center) e as "quase" baladas "Trying your luck" e "Is this it" soam um pouco oportunistas, como os próprios integrantes da banda. Ou você não sabia que Julian Casablancas é filho do dono da Elite Models e Albert Hammond Jr, como o próprio nome diz, filho do compositor e hitmaker Albert Hammond? Mas quem sou eu para discutir com a revista inglesa NME (New Music Express) que elegeu o álbum o melhor do ano, isso sem contar os excelentes comentários publicados na Rolling Stone e The Face.
O fato é que os rapazes são bons, carismáticos e acharam um belo nicho de mercado para desbravar. Agora, o tempo revelará se o grupo merece todos esses elogios. Afinal, serem considerados "salvadores" do rock - gênero que nunca precisou de salvação, é no mínimo uma tremenda responsabilidade.

Faixas de Is This It:

01. Is This It
02. The Modern Age
03. Soma
04. Barely Legal
05. Someday
06. Alone Together
07. Last Night
08. Hard To Explain
09. NYC Cops
10. Trying Your Luck
11. Take It Or Leave It

Fonte: whiplash.net

Clique aqui para baixar o album

Nenhum comentário: